A chave de partida compensadora só pode ser usada em motores acima de 15cv. Portanto, vale lembrar que a chave compensadora é muito usada em motores de indução trifásicos que dependem de uma partida sobre carga.
Por exemplo, bomba d’água, exaustores, ventiladores de grande porte, correias transportadoras etc. Mas, um motor com acionamento sobre carga, exige muita potência da rede elétrica de alimentação.
A chave de partida compensadora é capaz de reduzir a corrente do motor elétrico na partida, evitando assim sobrecarga na rede elétrica. Deve ser feito o ajuste do motor com um conjugado suficiente de partida, para que a chave compensadora tenha um bom desempenho na redução da corrente elétrica na partida do motor.
O autotransformador trifásico de partida é o principal responsável pela tensão, devido aos seus taps de 50%, 65% e 80% da tensão nominal da rede. Vale lembrar que com a chave compensadora, é possível reduzir a corrente de partida de um motor elétrico trifásico. O principio básico do funcionamento da chave compensadora é o seguinte:
Durante a partida do motor elétrico, o primário do autotransformador quando conectado em estrela recebe a tensão nominal da rede. Sendo assim a alimentação do motor elétrico trifásico ,e retirada do secundário do autotransformador. Depois de excedido o tempo limite da partida, o autotransformador é desligado automaticamente, e o motor passa a ser alimentado pela energia geral da rede.
A chave de partida compensadora é mais indicada para motores de potência elevada e com partida por sobrecarga com auto índice de atritos. A chave compensadora tem a função de reduzir a tensão nas bobinas do motor elétrico durante a partida, neste caso é usado um auto transformador que é ligado em série com as bobinas do motor, após o motor atingir a aceleração máxima, as bobinas voltam a ser alimentadas pela tensão nominal da rede. A redução da corrente depende muito da regulagem do TAP do autotransformador.
Por exemplo, O conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior a metade do conjugado de partida do motor.
As vantagens do uso de uma chave compensadora é que ela pode ser usada em qualquer motor trifásico acima de 15 cv, outra vantagem é que ela só utiliza três pontas para ligação do motor, diferente da chave estrela triângulo que utiliza seis pontas, outra vantagem de se usar uma chave de partida compensadora é que ela tem uma partida de 42% a 100% da nominal e o motor pode partir com carga.
A desvantagem e´que seu custo é mais caro, ocupa mais espaço necessitando de um painel de montagem grande, tem baixo números de manobras devido ao seu autotransformador possuir um termopar que limita as partidas em sequência protegendo os equipamentos.
O autotransformador tem sua forma construtiva diferenciada devido do seu secundário ser derivado do seu próprio primário, tendo assim uma alta eficiência nas partidas de motores elétricos trifásicos.
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AMIGO , NAO CONEGUI ENTENDER QUANDO ENTRA K1 NESTE ESQUEMA DE COMANDO !
NAO ESTA UTILIZANDO A SAIDA 18 DO TEMPORIZADOR E TB CONTATO DE SELO NO K3
PROVAVELMENTE ESTOU ENGOLINDO BRONHA EM ALGUMA LINHA , MAS FIQUEI CURIOSO ATE MESMO PRA SABER ONDE !
Olá,meu nome é Altair,gostaria de saber o esquema elétrico para um motor com a tensão 220v de doze pontas,com trafo compensador, esse motor é de 75 HP .Instalei um,a parte de estrela entra normal,mas quando vai para a triângulo o motor ronca como estivesse faltando fase, já verifiquei e chega as três fases no motor
Olá Altair,
Verificar se o motor esta fechado em estrela triângulo corretamente.
Gostaria de saber, na prática, quando vou instalar uma compensadora essa parte do comando já vem pronta internamente, ou eu devo ligar os contactores eu mesmo e fazer esses fechamentos? tipo o circuito de força é até simples de entender mas o de comando fiquei em dúvida. Obrigado
Como posso fazer uma partida compesadora consecutiva
olha eu fiz uma faz tempo, mas não aguentou esquentou muito a compensadora, ela partia três motores dois de 60cv e um de 30, se vc fizer procure colocar um sistema eficiente de resfriamento. e se possível um retardo máximo nos temporizadores entre as partidas e um bom sistema de resfriamento
Olá Alcino! pode ser problema com o dimensionamento errado da chave.
Olá Lazaro! Não entendi sua pergunta,favor esclarecer melhor a sua dúvida para podermos te ajudar.
A MESMA CHAVE COMPENSADORA POSSO USAR, EM 3 TENSÃO 220/380/440. SIM OU NÃO
Não; Todo circuito tem que ser dimensionado conforme tensão de aplicação e potência do motor.
Bom dia.
Onde posso comprar uma chave compensadora para um motor de 250CV-380V
4polos.
Sem mais um bom dia
Edison
Loja Elétrica em Minas Gerais;
Parabéns!