Sempre é bom saber que a isolação dos condutores elétricos influenciam até na capacidade de condução de corrente elétrica aumentando ou diminuindo essa capacidade. Em toda montagem elétrica é de grande importância considerar a isolação do cabo eletrico para cada aplicação enfim.
Vou fazer uma breve explicação das isolações para condutores que são mais usados e conhecidos no mercado.
Neste post não será abordado os condutores de instrumentação, que são os com blindagem e isolação especial. Em breve será publicado um posts falando sobre eles.
A isolação de um cabo eletrico é muito importante para a segurança contra choques elétricos. A isolação também influencia muito na qualidade e desempenho de uma instalação elétrica. Seja ela predial, residencial ou industrial. Veja abaixo algumas das isolações mais usadas no mercado atualmente.
Cabos e fios condutores elétricos saiba a importância de sua isolação.
Condutor elétrico com isolação em PVC = Esta isolação e construída com cloreto de polivinila, resina sintética, plastificantes, cargas e estabilizantes. Este tipo de isolação tem uma rigidez dielétrica e perdas dielétricas elevadas, principalmente se for acima de 10kv.
Por isso os condutores elétricos com isolação PVC são limitados, com a tensão máxima de 6kv. A sua vantagem é que ele é altamente resistente a agentes químicos em geral e a água, tem uma boa resistência de não propagação de chamas, gerando consideravelmente fumaças e gases tóxicos e corrosivos quando submetido ao fogo.
Certamente, a isolação do condutor elétrico também tem seu limite de temperatura. O de PVC é 70°-regime normal. 100°-temperatura de sobre carga. 160°-temperatura de curto-circuito.
A capacidade de condução de corrente dos condutores com isolação em PVC é menor que nos condutores com isolação em EPR. Pois, um condutor com a bitola de 2,5mm² em isolação PVC suporta 24 amperes. O condutor com isolação em EPR de 2,5mm² suporta 31 amperes. Dá para ver que tem uma boa diferença.
Esta isolação é construída em etileno – propileno, mistura reticulada quimicamente resistente ao envelhecimento térmico, ótima flexibilidade, rigidez dielétrica elevada, com baixa perda dielétrica, possibilitando assim o seu uso em altas tensões que podem chegar a seus 138kv. Portanto possuem uma grande resistência a água e produtos químicos em geral.
Decerto, a isolação em EPR possuem uma aplicação em alta densidade de corrente elétrica, devido ao seu bom desempenho em relação ao seu envelhecimento térmico. Temperatura de regime 90°- temperatura em sobrecarga 130°- temperatura em curto circuito 250°.
Em resumo, Sempre é bom lembrar que a capacidade de condução de corrente elétrica em condutores elétricos com isolação em EPR sempre é maior que condutores elétricos com isolamento em PVC.
Por fim, se vc gosta de elétrica em geral, não perca essa oportunidade de assinar e receber todas as novas postagens sobre elétrica em seu e-mail totalmente grátis.
Este site usa cookies.
Saiba mais