Vou ensinar passo a passo como montar um portão eletrônico residencial com 3 metros de comprimento. A fabricação do portão e sua instalação deverá ser feita por pessoas qualificadas, eu vou ensinar só a parte da instalação do kit portão eletrônico. Vale lembrar que este post vai abordar os portões deslizantes com 3 metros de comprimentos .
Iniciando a montagem do portão.
- Vamos precisar das seguintes ferramentas para que possamos dar início a montagem.
- Kit motor portão eletrônico, máquina de solda, furadeira, chave de fenda, chave Philips, bucha de fixação para fixar o motor na base de concreto, parafuso para bucha de fixação para fixar o motor na base de concreto, broca de vídia, parafuso para fixar a cremalheira, broca de aço rápido. OBS: As brocas devem ter o diâmetro correto, de acordo com os parafusos que for usar.
- Essa montagem é muito simples, depende só de ter todas as ferramentas em mãos. Nota: Quando for fixar a cremalheira observar se a mesma esta nivelada .
Como Montar Um Portão Eletrônico Residencial.
Primeiro tem que fazer a montagem do motor na base de concreto ou aço, colocar a cremalheira na engrenagem do motor. Para que fique um serviço de primeira, temos que colocar um calço no motor, pode ser uma arruela. Depois de montar a cremalheira, devemos retirar o calço do motor, que é a arruela, criando assim uma folga entre a engrenagem do motor e a cremalheira. Outra coisa muito importante, é verificar se o portão não tem nenhuma adequação, como sujeiras no seu caminho de rolamento ou mesmo agarramentos por mau estado de conservação. Se estiver terá que corrigir para que seu portão eletrônico tenha um bom funcionamento. OBS: Se seu kit possuir um ímã, terá que deixar uma folga de 10mm nas pontas das cremalheira para fixar os ímã.
Imagem do kit Portão Eletrônico.
Agora vamos montar a central do automatizador; Montar uma eletrovia aparente usando eletroduto PVC de 3/4″ essa eletrovia deverá sair de um quadro de distribuição e ir até a central do automatizador, Dentro dessa eletrovia irá passar 3 condutores elétricos (fios), com diâmetros de 1,5mm² para alimentação do automatizador e também para a ligação do motor a central.
Lembrando que:
- Tensão 127 volts usar o fio Branco, Azul e Preto.
- Tensão 220 volts usar o fio Vermelho, Azul e Preto.
Fixando a cremalheira: Geralmente o acionador vem com um gabarito que deverá ser usado para fazer as marcações dos furos, terá que obedecer as furações descrita no gabarito, e obedecer também o espaço obrigatório entre a engrenagem e a cremalheira. Depois que fazer os furos, colocar o acionador na base e fixar o mesmos usando os parafusos de fixação sem apertar os mesmos, deixar uma folga de 2mm entre a engrenagem e a cremalheira. A engrenagem possui uma chave de travamento que deverá permanecer aberta enquanto instala a cremalheira, que deverá ser apoiada na engrenagem. Retirar o calço de 2mm do motor para que a cremalheira e a engrenagem funcionam livres. Depois da cremalheira instalada, fazer o reaperto de todos os parafusos.
OBS: Para a configuração da central verificar o modelo da central e ver qual e a sua configuração.
OBS: Ainda não foi publicado as configurações das centrais dos kits eletrônicos neste blog ,mas em breve teremos todas as configurações de todos os modelos aqui no RDT RAGEMG.
Para receber todas as atualizações em seu e-mail, é só assinar Dicas de tecnologia RDT RAGEMG.
Exatamente o que eu procurava, obrigada!
muito bom parabens pelas dicas
Olá Flávio Roberto;
Volte sempre!
Gostei muito das instruções, só acho que faltou quanto a posição das cremalheiras, pois existem umas que em certas circunstâncias são colocadas com as engrenagens para cima e outras apoiadas nas engrenagens do motor. qual a mais recomendada?
Montar um portão electronico