Os inversores de frequência se tornou umas das tecnologias mais usadas na área da automação. Porém, estes equipamentos são utilizados para controlar a velocidade de motores elétricos. O inversores de frequência normalmente são equipamentos que tem por finalidade de gerar uma tensão e frequência que podem ser ajustável.
Os inversores tem vários recursos em seus parâmetros de programação, podendo assim programar as saídas e as entradas digitais e analógicas a gosto do cliente. Mas, podem usar o inversor com acessórios, como por exemplo, placa de Ethernet para comunicar com PLC. Logo abaixo esta uma simples programação como exemplo lembrando que as programações dos inversores vão muito mais além do que o citado abaixo.
Vamos usar como exemplos os parâmetros de um inversor weg, o objetivo é mostrar princípios básicos de como programar um inversor de frequência. Aqui nos vamos programar a velocidade de um motor elétrico, é bem simples.
Com o inversor energizado, vá até o parâmetro 0000 e rola até 0005 para desbloquear os parâmetros, 0005 é uma senha padrão dos inversores Weg que serve para desbloquear os parâmetros, depois de ter feito isso, vai em PAR depois rola até P=133 aperta PAR e altere o valor em P=133 que indica velocidade mínima ex: 340RPM, depois vai em P=134 aperta PAR e altere o valor em P=134 que indica velocidade máxima ex: 1750RPM, aperte PAR novamente rola até P=002 que indicará no visor a velocidade do motor quando este estiver em funcionamento. Pelo manual do equipamento, se consegue fazer todos os tipos de parametrização necessária ,para isso a pessoa que for fazer as parametrização tem que estar bem familiarizado com o inversor, lembrando que cada fabricante cria uma estilo de parametrização deferente.
Este site usa cookies.
Saiba mais