Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial.

Compartilhar

Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial? Veja essa dica valiosa para o seu dia dia, principalmente quem quer aprender elétrica residencial e está no começo da profissão. Muita gente tem medo de fazer sua própria instalação elétrica residencial. A instalação elétrica residencial em construção de baixo porte ou seja uma construção padrão que mede em torno dos seus 60 a 100 metros e que utilizam tensões de 127v em seu projeto elétrico de uma planta baixa, quem não é profissional no ramo mas entende um pouco de eletricidade pode estar executando estes tipos de serviços, economizando assim, mãos de obras caras.

Primeiramente o dimensionamento de disjuntores e fios elétricos (condutores), se torna padrão devido ao limite da sua instalação elétrica, sendo a mesma limitada pela concessionária de energia elétrica. Então fica sua residência com um limite de corrente elétrica, que por sua vez se aumentar a demanda o disjuntor especificado pela concessionária desarma causando o maior transtorno. Porém, as concessionárias deixa um limite em seus disjuntores que é 40 amperes em tensões de 127v estes disjuntores ficam dentro da caixa de medição no padrão de entrada de energia elétrica, e o mesmo fica restrito, somente a concessionária que tem acesso ao mesmo devido a um lacre instalado na caixa de medição. Por favor nunca viole este lacre, se fizer o mesmo a concessionária de energia elétrica poderá puni-lo por isso. Logo abaixo vou estar te explicando como fazer sua instalação elétrica residencial 127 volts.

Como Fazer Uma Instalação Elétrica Residencial.

  Vou explicar passo a passo conforme o desenho acima; Obs: A caixa de medição tem que ficar com o visor  para rua, o procedimento para  montagem de um padrão de entrada de energia, pode mudar de estado para estado.

1°= Passo : Fazer a montagem do padrão de energia 127volts. Geralmente estes modelos de padrão já vem montado, a única coisa que você deve fazer é comprar o disjuntor unipolar de 40 Amperes; Obs: Qualquer dúvida sobre o dimensionamento do disjuntor favor consultar a concessionária de energia elétrica da sua região.

Faça um buraco no chão, para fincar o padrão, o mesmo tem uma marca, essa marca tem que ficar na altura do piso, não deve fincar o padrão abaixo dessa marca porque o mesmo pode ficar baixo. Obs: Geralmente essa marca é feita por um rebite ou um pingo de solda. Mas, o limite máximo da distância em comprimentos entre o padrão e a rede elétrica da concessionária de  energia não deverá ultrapassar dos trinta metros. sendo assim, devemos montar um isolador roldana no lado externo da residência para prender o cabo, segue no desenho acima. Em resumo, com o padrão no lugar, é só abrir um pedido de ligação do mesmo, este pedido deve ser feito na concessionária da sua região, a mesma enviara um técnico que vai ligar o padrão a rede elétrica da concessionária. Pronto; Padrão ligado vamos para a residência.

2°=Passo: Vamos agora passar a rede mestre que vai do padrão de energia até o quadro de distribuição que deve ficar no interior da residência. Para rede mestre vamos usar um fio (condutor) de 6mm². Não precisa usar mais do que isso, devido a demanda do padrão 127v ser baixa. Se for montar um padrão de duas caixa, passar a rede mestre individual. Obs: Os condutores de saída no desenho abaixo serve só para uma forma ilustrativa.

Quadro de distribuição.

O quadro de distribuição fica no lado interno da residência, e os fios devem passar em uma mangueira corrugada de 1/2” ou 3/4” embutida na parede. Pronto o quadro esta ligado, agora vamos ligar os disjuntores, tomadas e iluminação.

3°=Passo: Vamos começar ligando os disjuntores de distribuição, que são os disjuntores das tomadas, iluminação e chuveiro elétrico. Lembrando que o neutro não deve ser ligado no disjuntor. Este quadro de distribuição não precisará de um disjuntor geral, por ser uma residência de pequeno porte. Para tomadas, vamos usar um disjuntor de 30 Amperes, para chuveiro elétrico 35 Amperes e para iluminação um de 10 Amperes. Este dimensionamento atende muito bem a demanda de uma casa pequena que usa tensão 127 volts. Sempre usar cores diferentes para fase e neutro, assim fica melhor para identificar os mesmos sem precisar usar multímetro toda hora. Tem muitos profissionais que não usam quadro de distribuição em pequenas residências, fica a seu critério usar ou não. Se não for usar quadro de distribuição. É só passar a rede mestre em todas as caixinha de luz, de uma ponta a outra, conforme desenho abaixo.

Portanto, se a casa for forro, deverá prender a rede em isoladores roldanas presos na madeira do telhado. Pronto já passamos a mestra agora vamos ligar as tomadas o chuveiro elétrico e as iluminações ok.

4°=Passo = Vou usar um procedimento que deve ser feito em todas as outras ligações. Mas veja o desenho abaixo. lembrando que toda fiação interna deve passar em mangueiras corrugadas embutidas nas paredes.

Porém, sempre passar o fio fase no interruptor e o neutro na lâmpada, para evitar possíveis acidentes de choque elétrico na hora de trocar uma lâmpada. O desenho abaixo é para ser usado em uma instalação com quadro de distribuição.

Este outro desenho serve para ligação direta, sem quadro de distribuição.Veja abaixo!

Obs: Lembrando que o fio (condutor ) neutro é de cor azul e o terra é verde ou verde amarelo o famoso brasileirinho!

VEJAM TAMBÉM! ELÉTRICA RESIDENCIAL.

Ver comentários

  • Julio Antonio victor diz:

    Eu estou satisfeito com a vosso conhecimento, continue assim, vou melhorando a minha instalacao residencial. Obrigado

  • MARIO MARCIO DA LUZ diz:

    Olá, bem didáticas as explicações. Gostaria de saber se vc tem essa mesma aula para 220V ???

  • Elisangela Aparecida de Souza marinho diz:

    Eu gostaria de saber o que precisa para fazer uma ligação elétrica no padrao.

  • Um disjuntor para cada imóvel depois do padrão, se for possível uma caixa de distribuiçaõ para cada casa melhor ainda, mas lembre-se, dentro dos padrões de carga do padrão monofásico hein?

  • Bom dia,
    se possível me ajude numa grande duvida.
    Minha casa é num lote com 2 casas e um padrão(monofásico), e sem condições de colocar outro (família), toda vez que vou fazer qualquer serviço elétrico simples é com energia ligada, posso colocar pelo menos disjuntor geral em casa? O que posso fazer para amenizar?
    Obrigado

    • Olá Luiz;
      Você pode montar um quadro de disjuntor independente sim, sem problemas;

  • adelson panacho pereita pereira diz:

    as pessoas desconhece o alto índice de acidente elétrico no pais. penso que o governo deveria informar mais as pessoas no gral de periculosidade em elétrica. informar sobre todas as normas vigente nesse sentido, aplicando todos os itens de segurança em uma instalação elétrica.

    • Olá Adelson;
      Concordamos plenamente com você;
      Fique a vontade para opinar sobre a importância da segurança quando exercer atividades que envolvam eletricidade.
      Parabéns por pensar desta maneira.
      RDT RAGEMG apoia sua maneira de pensar.

  • Antônio Carlos diz:

    Olá bom dia! Estou com sérios problemas. Casa antiga 127Volts. Porém quero ligar microondas, máquina lavar tenho duas geladeira freezer.2 banheiro. Consigo fazer tudo funcionar? Fora os aparelhos not Net receptor.

  • Valter Miqueletti diz:

    Quero fazer uma instalação elétrica em uma casa que possui uma antiga ,é uma casa simples, devo trocar toda a fiação que ja existe ? E também posso usar apenas dois disjuntores, um para o chuveiro e o outro para o resto da casa?

  • Moro em Belo Horizonte MG, MINHA REDE É 127 , chave do relógio 40, coloque fio de 6mm , mais ele está aquecendo muito. O que fazer. Obrigado.

    • Olá Juarez,
      Fazer reaperto das conexões
      Medir a corrente elétrica com o auxílio de um alicate amperímetro

  • Boa noite, gostaria de saber se posso puxar a rede principal de tomadas, fio fase, e acabar ele numa tomada. Ou ele teve acabar numa caixa isolado o final dele? Aguardo resposta. Obrigado

Este site usa cookies.

Saiba mais