O aterramento elétrico tem a função de proteger os equipamentos eletroeletrônicos e evitar riscos contra choques elétricos. Porém, o aterramento elimina a energia eletrostática evitando assim pequenos choques elétricos e queima de equipamentos.
Sendo assim, a grande importância do aterramento elétrico, é que ele protege os equipamentos e os usuários de possíveis choques elétricos, devido a energia eletrostática que fica acumulada no neutro.
Quando uma pessoa entra em contato com a parte metálica deste equipamento, essa energia eletrostática descarrega nas pessoas provocando assim o choque elétrico.
O aterramento liga na parte metálica do equipamento elétrico visando assim uma boa proteção de pessoas. O aterramento de equipamentos eletrônico tem por finalidade em manter um sinal de referência estável e com uma baixa interferência de ruídos diferenciais possíveis. Em resumo, o neutro aterrado tem como objetivo de proporcionar um caminho de baixa impedância a terra.
O aterramento residencial liga em todas as tomadas padrão, protegendo assim os equipamentos. Nunca deve esquecer de fazer o aterramento em geladeiras e chuveiros elétricos, estes equipamentos tem um risco maior de choque elétrico. O aterramento industrial deve ser feito em todas as estruturas metálicas e equipamentos elétricos. Por exemplo, motores, galpões, transformadores, painéis elétricos e outros, sempre usar neutro aterrado, para maior proteção.
Este tipo de aterramento serve tanto para área industrial como residencial.
Primeiro passo você deverá fazer uma análise do solo usando o terrômetro. Assim que você medir o solo, terá que baixar o valor da impedância em ohms (máximo 10 ohms). Por exemplo, você mediu a impedância com o terrômetro e deu 50 ohms, quer dizer que seu solo não vai dar um aterramento de confiança e você deverá abaixar a impedância.
Para abaixar a impedância de um aterramento, você deverá usar os eletrodos de aterramento (Hastes) quanto mais hastes melhor o seu aterramento.
O termômetro é mais usado em área industrial. Já o aterramento residencial, o número de hastes é estabelecido pela concessionária de energia elétrica ou pelo eletricista responsável pela instalação.
Obs: A quantidade de material vai depender muito das suas necessidades, não tem segredo nenhum para fazer um aterramento elétrico .
Primeiro finca a haste no solo, depois coloca a caixa de inspeção (se for usar), solda o cabo de cobre na haste de aterramento (área industrial), conecta o fio verde/amarelo usando o conector (área residencial), na área industrial, fazer a malha de aterramento com o cabo de cobre nu, levando os mesmos na caixa de equalização e depois ligando o mesmo nas estruturas metálicas e equipamentos elétricos. Na área residencial é só ligar fio verde /amarelo no aterramento das tomadas.
Para receber todas as atualizações de dicas sobre elétrica em seu e-mail, é só assinar o blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG. Não perca tempo, saiba tudo sobre eletricidade, a assinatura é totalmente grátis.
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
Muito bom e criativo esse sistema de aterramemto que protege nossos equipamentos.
Olá Armando! Concordamos com você.
quanto devemos cobrar para fazer um aterramento residencial
Isso depende muito da região.