Bom é muito comum, motores elétricos apresentar defeitos, alguns conseguimos consertar outros não. Portanto, talvez o defeito nem esta no motor, como por exemplo, o defeito pode estar no comando elétrico ou mesmo no capacitor de partida. Porém, aqui vai algumas dicas que pode ajudar a solucionar alguns problemas.
Motor só zoa e não gira. Se for motor elétrico monofásico, com o uso de um multímetro, verifique se o capacitor do mesmo não esta queimado. Ou se a tensão esta abaixo do que a tensão de ligação do motor. Mas, se for motor trifásico, com o uso de um multímetro, verifique se não esta faltando fase. Sendo assim, se o circuito de força usar fusível, verifique se tem algum queimado. Se tiver, fazer a substituição do mesmo, e procurar a causa, porque o fusível queimou.
Motor não gira. Com o uso de um multímetro, verifique se a tensão de alimentação do motor esta correta.
Motor não gira e desarma disjuntor, opera relé ou queima fusível. Sendo assim, desacopla o motor elétrico da carga, verifique se o eixo do mesmo esta travado, se estiver travado trocar os rolamentos. Portanto, se não for eixo travado, com um multímetro na escala de continuidade, verificar se os condutores de alimentação do motor estão em curto circuito. Neste caso deve se, isolar a parte afetada com uma fita isolante. Se não for curto circuito, abre o motor e verifique se a algum sinal de queimado na bobina. Neste caso, verificar os seguintes pontos. cheiro forte de queimado ou algumas partes escuras na bobina. Porém, se estiver estes vestígios de queimado, levar o motor para rebobinar. Se não for nenhum destes defeitos acima e fazer uso de chaves de partidas, conferir componentes por componentes, para ver se não a nenhum danificado.
Portanto, nestes tipos de situações, sempre é bom verificar, contatores, relés térmicos, disjuntores, fusíveis e outros. Geralmente as grandes ocorrência de danos a motores elétricos, é o mal uso do mesmo. Um motor elétrico pode ser danificado trabalhando nas seguintes condições.
Sem componentes elétricos de proteção contra sobrecarga, sendo: Disjuntores, fusíveis, relé térmico. Outro fator é o local onde o motor esta instalado. Existe motores para cada tipo de aplicação, verificar a aplicação do motor que será usado e se o mesmo esta correto.
Fazer um dimensionamento dos equipamentos de proteção para o motor que será usado. Ver o grau de proteção do motor e seu local de instalação.Tem motor que trabalha em áreas agressivas sendo. Água e poeiras etc. e motores que trabalham em locais protegidos. Evite prejuízos seguindo assim os procedimentos das normas de ligação de um motor elétrico.
Lembrete. Toda vez que for fazer manutenção ou reparos em motores elétrico não se esqueça de desligar a energia elétrica que alimenta o mesmo, assim você evita acidentes.
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
Tenho pequena furadeira de bancada, motor 1/2 hp, 127v que apresentou defeito que, ao ser ligada, não girava o mandril para nenhum lado, sendo que ajudado manualmente, passava a girar normalmente para qualquer dos sentidos de rotação e dava para continuar a utilizá-la. Agora silenciou de vez e não sei se vale a pena conserta-la.
Olá Paulo;
Abre ela e verifica se a escova de carvão acabou, se sim é só trocar as mesmas por uma nova.
Temos um motr elétrico 1.4 cv com embreagem em uma centrífuga de mel, de uns tempos para cá, o motor ao ser acionada a embreagem, ele desliga o platinado, já enviei a uma autorizada que disseram que o.motor estava com a bobina queimada rebubinaram, e o problema continua, os rolamentos são novos, o que.pode ser?
Tenho um esmeril semi novo Ferrari, de uns dias para cá, passou a roncar, o que pode ser, lubrificação?
Tenho um motor de 1cv ele dava partida normalmente e depois de alguns segundos ele começa a perder a força e parando aos poucos até queimar o capacitor por posso fazer .??
Amigos estou maquina corta grama, funciona 5 minuto queima fusivel, nada cheira queimado é o os rolamento estão tudo ok. Pode Merda uma dica?
Olá Romualdo;
Verifica se o fusível esta dimensionado corretamente para este motor.
Bom dia,
Trabalho com torres de arrefecimento. Onde temos a bomba centrifuga que foi rebobinada no inicio do ano, sendo que hoje ela apresentou novamente cheiro de queimado, e parou de funcionar. Provavelmente queimou a bobina. Quais são as causas possíveis da bobina queimar novamente em pouco tempo? Quais os dispositivos de proteção deveria ter atuado para não ter queimado a bonina? O disjuntor não desarmou, so a bomba que parou de funcionar. Estou tentando descobrir qual possível causa disso ter acontecido, para não acontecer novamente. Gostaria de ajuda.
Ola ! O capacitor do motor da minha banheira, estoura sempre. O motor é da marca kohlbach mod 42/48, 3/4 cv 220v, tipo de capacitor permanente 56mf, 220v. O que eu posso fazer para evitar a queima (estouro) do capacitor ? Att.
Olá Wanderci;
Verificar se este capacitor realmente esta dimensionado para este tipo de motor.
Olá! Tenho uma bomba monofásica com capacitor. Que apresenta um defeito quando acionado ao comando elétrico e ativado fica em curto, estralando e começa a sair fumaça da contatora. E quando fecho a bomba direto no dijuntor, funciona normalmente.testei o camndo em outra bomba e funcionou normalmente. O que pode ser o problema?
Boa noite? Tenho um motor Weg 1.5cv que trabalha numa esteira, eu medi a amperagem do motor, R3.35 S4.03 T4.01. Porém ele está travando o que deve está acontecendo.
Tenho um motor 7,5 bifásico que está queimando capacitor se coloco em uma forageira e no triturador funciona normal. Já tinha ele na mesma forageira. Não queimava o que pode ser feito?
Olá Junior;
Verifique se o capacitor esta dimensionado para esse motor