Placa de identificação de motores elétricos. Essas placas contem todas as características técnicas de um motor. Agora vou explicar como se interpreta essa placa de identificação de um motor elétrico trifasico do fabricante Weg. Porém, é muito importante que saibam interpretar os significado de cada sigla elétrica contida nesta placa de identificação. Portanto, esta placa com as características do motor, fica fixada na carcaça do motor elétrico de indução.
Portanto, conforme ilustração abaixo, Weg significa a marca do fabricante do motor, NBR. 15626 se dá a uma norma que fixa os requisitos básicos a serem atendidos pelos motores de indução, porém, com exceção daqueles motores mencionados em 1.3, antes essa norma era NBR 7094.
As ilustrações abaixo nos traz as seguintes informações sobre placa de identificação, sendo.
~3 – Indica um motor trifásico de corrente alternada. 250 S/M – Identificação da carcaça do motor elétrico trifásico Weg.
11/01 – Data de fabricação do motor, ou seja, AY53872 Codificação e número de série de fabricação do motor.
Indica a descrição do motor – 60HZ – Indica a frequência da rede elétrica que se aplica a este motor. CAT N – Indica que este motor foi projetado para trabalhar com cargas normais, por exemplo, bombas, ventiladores, correias transportadoras e outros. FS 1.00 – Significa o fator de serviço em que o motor poderá exceder sua carga nominal, este não tem, só tem os que possuem fator de serviço de 1.15, sendo assim, é só multiplicar a nominal pelo Fs – Fator de serviço.
ISOL – Indica a classe de isolamento da bobina do motor, por exemplo, classe F – ISOL F – Significa que a bobina deste motor suporta a uma temperatura de até 105 °C. Portando, existem outras classes. São elas: Classe B -130°C, classe F – 155°C, e classe H que suporta até 180°C. IP55 – Indica o grau de proteção do motor contra penetração de corpos estranhos em seu interior, por exemplo, poeiras e líquidos. Porém, os que possuem IP67, tem proteção total contra qualquer corpo estranho em seu interior. ALT – É a altura máxima de trabalho, considerando o nível do mar.
220/380/440V~ – Tensões nominais em que o motor poderá ser ligado. 245 – Corrente nominal em 220V. 142 – Corrente nominal em 380V. 123 – Corrente nominal em 440V. A – Significa amperagem(Corrente elétrica).
S1 – É o regime de trabalho do motor. Por exemplo: S1 – Significa regime de trabalho contínuo de um motor elétrico. MAX AMB – Significa temperatura máxima ambiente de trabalho do motor, em resumo, a maioria dos motores são projetados para 40°C.
Fechamento da bobina do motor para que ele funcione na tensão correspondente a rede de instalação. Sendo assim, para cada tensão tem um fechamento diferente entre as bobinas.
6314-C3 – Indica o número do rolamento. POLYREX EM-ESSO – É o tipo de graxa deverá ser usada para lubrificar os rolamentos do motor, neste caso somente se aplica em motores que vem de fábrica com pino graxeira. 27g – Indica a quantidade de graxa que deverá ser usado em cada rolamento. 9789h – Indica o intervalo para próxima lubrificação. 462 Kg – Indica o peso do motor elétrico.
REND.%=92.5% cos 0.87 – Indica o rendimento do motor e o fator de potência 0,87.
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
Olá tenho uns motores que neles não se tem a placa de identificação. Como faço para conseguir esses dados..
O QUE SIGNIFICA A LETRA APÓS O Nº DA CARCAÇA?
EXEMPLO: 132 M
: 90 S
: 90 L
muito bacana esta pagina,gostaria de receber catalogos se possivel.
olá, quero por favor mais informações dos motores de corrente continua, pois tenho um projetos e quero utilizar os motores de v.s.
se for possível me mande catálagos.
obrigado.
este site e uma grande oportunidade para quem pesquisa