Sempre quando for fazer algum tipo de serviço de instalação elétrica, sempre é bom começar com um bom planejamento. Porém um bom planejamento pode evitar prejuízos na hora da montagem. Ou seja, sempre é bom fazer um planejamento antes da montagem, proporcionando um serviço de boa qualidade, economia e uma execução mais rápida e segura. Portanto, para fazer um bom planejamento de uma instalação elétrica residencial, é só seguir o passo a passo abaixo:
Planejamento de uma instalação elétrica residencial.
Ter em mãos o projeto da residência, com todas as medidas.
Saber quantos aparelhos elétricos usados na residência, bem como o tipo de cada um.
Fazer um ley-out dos móveis, para saber as suas localizações. Sabendo onde os móveis iram ficar já pode começar a fazer as marcações dos pontos de tomadas, interruptores, lâmpadas e QDG (Quadro de distribuição geral).
Fazer o dimensionamento da instalação elétrica. Porém, sempre é bom começar calculando, as cargas instaladas. Iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso especial. Se existir outros equipamentos não citados aqui, favor dimensiona-los também. Especificação técnicas de todos os materiais elétricos utilizados na instalação. E importante fazer a separação dos circuitos elétricos e depois fazer a elaboração do projeto elétrico.
Conferir a tensão elétrica de entrada solicitada. Fazer as marcações de tensão 127V~ e 220V, quando solicitado duas tensões. Devido a demanda de carga instalado no circuito, verificar também o número de fases de entrada.
Verificar os pontos dos circuitos não elétricos, para evitar dor de cabeça depois. Os circuitos não elétricos são: telefone, fax, computador, TV, e outors. Estes dispositivos necessitam de um ponto não elétrico, que são os pontos de sinal, rede etc.
Fazer um traçado de um desenho elétrico. Contendo todos os dispositivos, bem como os equipamentos utilizados na instalação elétrica residencial.
Anotar todos os detalhes da instalação, usar símbolos e conversões neste desenho elétrico para que se possa ter uma boa montagem.
Planejamento para Instalação Elétrica.
Um projeto de uma instalação elétrica residencial é elaborado a partir de um desenho elétrico que chamamos de planta baixa. Portanto, uma planta baixa tem que conter o seguinte, endereço da residência, dimensões e nomes dos cômodos, equipamentos e aparelhos elétricos que serão usados na residência, iluminação, interruptores e tomadas. Verificar sempre as posições das tomadas interruptores e das lâmpadas. Pois as lâmpadas deveram sempre ser instalada no centro de cada cômodo para uma melhor distribuição da iluminação. Obs: Dependendo do modelo da iluminação.
Lembrete, para se fazer um planejamento de uma instalação elétrica, terá que ter conhecimento de uma planta baixa para iniciar todo o processo do projeto elétrico. Sendo assim, uma planta baixa poderá ser feita nas seguintes escalas, 1:100, 1:75, 1:50 etc.
Veja abaixo um exemplo de um projeto elétrico em uma planta baixa: