Conceitos do dispositivo de proteção DR.
O dispositivo DR é obrigatório em um circuito elétrico, porque ele garante a proteção das pessoas contra choque elétrico e também contra incêndios que pode ser causado por um circuito elétrico.
Utilização do dispositivo de proteção DR.
O DR. Usado nas instalações elétricas de baixa tensão, vitando assim uma fuga a terra. O uso de um DR em uma instalação elétrica de baixa tensão se tornou quase obrigatória, a relevância deste dispositivo fez com que a ABNT NBR 5410 se opõe o uso obrigatório deste dispositivo em todo território nacional conforme a lei 8078/90,art.30-VIII;art.12;art.14,
Importância do uso de um DR.
Veja abaixo qual é a importância de usar um DR em um circuito elétrico de baixa tensão.
1) – Proteção contra incêndio: Os incêndios causados pela eletricidade muitas das vezes ocorrem por corrente de fuga a terra, porque as principais causas são; Instalações mal executadas; Subdimensionadas; instalações em estado de mal conservação ou envelhecimento.
2) – Corrente de fuga: A corrente de fuga coloca as pessoas em risco de choque elétrico; aumenta o consumo de energia elétrico; causa aquecimento indevido dos condutores elétricos destruindo sua isolação podendo ocasionar um incêndio.
Recomendações importantes.
Quando for fazer uma instalação elétrica; recomendamos que faça o uso de um dispositivo DR; Porque ele protege contra efeitos nocivos das correntes de fuga a terra; proteção eficaz a vida dos usuários e também proteção aos equipamentos.
Cracteristicas básicas de um dispositivo de proteção DR.
Dispositivo DR ou interruptor DR.
Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contados quando houver uma corrente de fuga a terra, mas vale lembrar que o circuito protegido pelo dispositivo DR tem que ter uma proteção contra sobrecarga e curto circuito, podendo ser um disjuntor ou fusível.
Disjuntor DR.
Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos. Ou seja, quando houver sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra. ele recomendado para instalações onde existe limitação de espaço.
Módulos DR.
Este dispositivo deve ser usado com o auxílio de um disjuntor termomagnético. Porque ele é o responsável para atuar o disjuntor quando houver uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra. Portanto, é aplicado nas instalações elétricas com corrente de curto circuito elevada.
Existem três tipos de dispositivos DR.
1) – Tipo AC: Para uso em detecção de correntes elétricas alternadas, mas o seu uso pode ser residencial, predial, comercial e em instalações industriais similares.
2) – Tipo B: Detecta corrente alternada, contínua pulsante, contínua pura, mas ele se aplica em circuito de corrente alternada trifásica etc.
Lembrete:
Mas vale lembrar que é muito importante que seu circuito elétrico de baixa tensão tenha um destes dispositivos DR instalado.
Esquemas de ligações para dispositivos DR.


Conclusão:
No sistema TN-C, os dispositivos DR somente poderá ser instalado se o circuito protegido for transformado em TN-S, caracterizando-se um sistema TN-C-S. Já para os sistema IT, consultar ABNT NBR 5410.