Tudo Sobre Motores Elétricos

Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico.

Compartilhar

Continuação do post anterior como testar polarização .https://www.robertdicastecnologia.com.br/2017/01/como-identificar-ligacao-de-motores/

Como fazer testes nos enrolamentos.

Veja bem, para que possamos iniciar os testes de polarização nos enrolamentos, vamos precisar de um multímetro com escala de tensão alternada.

Como testar polarização.

Primeiramente vamos criar os procedimentos necessários para iniciar os testes de polarização. Fazer o teste de polarização é muito simples. Fique atento para não se acidentar, pois vamos trabalhar com uma tensão de 220 volts na hora do teste. Uma dica importante é sempre ligar as pontas para teste com a rede elétrica desligada. Outra dica, só depois que as pontas estiverem conectadas na rede é que devemos energizar as mesmas.

Passo a passo de como testar polarização.

Primeiramente para fazer um teste de polarização, tem que usar um multímetro na escala de tensão alternada. Também com o uso deste multímetro, conseguimos identificar a polarização dos enrolamentos. Porque veja bem, para fazer os testes de polarização, vamos considerar as três bobinas do motor. Vamos lá,  já que este teste se refere a um motor trifásico de seis pontas conforme conforme figura abaixo.

Procedimentos de testes.

Conforme desenho acima, vamos agora aos procedimentos de testes para os enrolamentos dos motores elétricos trifásico de seis pontas.

Primeiro procedimento:

Neste primeiro procedimento vamos fazer o teste de polarização da primeira bobina L1.

  • n° 1 da bobina L1 em uma das fases de tensão 220 volts;
  • Ligar a ponta n° 4 da bobina L1 com a ponta n° 5 da bobina L2;
  • Ligar a ponta n° 2 da bobina L2 na outra fase de tensão 220 volts;
  • Colocar o multímetro na escala de tensão;
  • Conectar o multímetro nas pontas n° 3 e n° 6 da bobina L3;
  • Apos conectar as pontas de provas do multímetro nas pontas 3 e 6 da bobina L3, verificar se ha tensão nas mesmas, mas se houver uma tensão acima de 10 volts, podemos considerar que a numeração 1 e 4 da bobina L1 esta trocada; ou seja invertida. Veja bem,  neste caso devemos trocar o número 1 pelo número 4 da bobina L1. Atenção!! Se aparecer uma tensão de 0 á 10 volts, a numeração da bobina L1 esta correta.
Veja o desenho abaixo.

Mas se não tiver multímetro, pode usar uma lâmpada de 12 volts de 2watts a 5watts  de potência aproximadamente. Atenção!! Se a lâmpada acender, indica que a numeração 1 e 4 da bobina L1 esta trocado, se a lâmpada não acender, indica que a numeração 1 e 4 da bobina L1 está ok.

Segundo procedimento como testar polarização:

Neste segundo procedimento vamos fazer o teste de polarização da bobina L3, lembrando que a bobina L2 é nossa referência.
  • nº 2 da bobina L2 em uma das fases de tensão 220 volts;
  • Ligar a ponta n° 5 da bobina L2 com a ponta n° 6 da bobina L3;
  • Ligar a ponta n° 3 da bobina L3 na outra fase de tensão 220 volts;
  • Colocar o multímetro na escala de tensão;
  • Conectar o multímetro nas pontas n° 1 e n° 4 da bobina L1;
  • Após conectar as pontas de provas do multímetro nas pontas 1 e 4 da bobina L1, verificar se há tensão nas mesmas, se houver uma tensão acima de 10 volts, podemos considerar que a numeração 3 e 6 da bobina L3 esta trocada; ou seja invertida. Observa-se que neste caso devemos trocar o número 3 pelo número 6 da bobina L3. Mas se aparecer uma tensão de 0 á 10 volts, a numeração da bobina L3 esta correta.
Veja o desenho abaixo:

Vale lembrar que se a polarização estiver invertida, o motor vai queimar assim que entrar em regime de operação ( Trabalho).

Segurança:

Sempre colocar o multímetro na escala de tensão para este tipo de teste; sempre seguir as regras de segurança para evitar choque elétrico, afinal com energia não se brinca.

Ver comentários

  • Porque ocorre essa ddp que faz ligar a lâmpada caso esteja invertida a polarização da bobina ?

  • Davi Ramos Celestino diz:

    Olá bom dia. Estou fazendo um TCC para facilitar este método de identificação. Gostaria de saber se você conhece algum livro ou referência que cite alguma coisa sobre este procedimento de identificação.

  • Felipe Daniel Rocha diz:

    Tem com usar um megometro para testar , as polaridades mostraram resistência diferentes.

  • Sergio Tome Afonso diz:

    boa tarde, gostei do aprendizado ,parabens

  • Excelente dica. Parabéns.

  • antonio nonato diz:

    gostei muito das explicações claras e objetivas

    • Obrigado Antônio;
      Volte sempre!

      • Muito valiosa a explicação, parabéns!!Ah, sempre que necessário estarei perguntando e procurando aprender!!

        • Olá Romeu;
          Seja bem vindo!

  • EDNARDSON SOARES MAIA diz:

    Prezado.

    O procedimento para polarizar um motor de 12 terminais é o mesmo para o de 6 terminais? Ou é outro procedimento?

    • Olá Ednardson;
      E o mesmo procedimento;

  • Antonio de Sousa Mota diz:

    Estou satisfeito com as informações.

  • Marcos Antônio Ferreira filho diz:

    Cara gostei muito desse site vc está de parabéns!!!

    • Olá Marcos Antônio;
      Volte sempre!

  • Lucas oscar eufino diz:

    Como faço o teste de polarização num motor de 12 pontas?

Este site usa cookies.

Saiba mais