Apresentação de alguns defeitos elétricos em motores.
Sabemos que os motores elétricos de indução de gaiola estão cada vez mais presentes nas indústrias por toda parte do mundo, e para quem quer ser um profissional da área tem que se familiarizar o máximo com essas máquinas, então aqui vai uma ajudinha para os interessados em manutenção de motores elétricos.
Logo abaixo vamos apresentar o defeito mais frequente em motores elétricos de indução de gaiola, e porque que sempre queima a bobina, vamos citar algumas ações que devera ser tomadas para evitar este tipo de prejuízo.
Principais causas de queima das bobinas: defeitos.
- Sobretensão no sistema de alimentação do motor.
- sobrecorrente prolongadas nas partidas do motor elétrico.
- Poeiras indutivas nas partes internas do motor (áreas agressivas ), alto índice de umidade na parte interna do motor ( A água sempre infiltra através de alguns pontos na carcaça do motor como exemplo na caixa de ligação, então é sempre bom verificar se a mesma esta bem isolada; se a caixa de ligação do motor ou outras partes na carcaça apresentar alguma infiltração é só vedar com silicone industrial ).
- sobrecargas na ponta do eixo do motor por rolamentos danificados ou pelo equipamento acoplado na ponta do eixo do motor elétrico.
Como evitar a queima da bobina de um motor elétrico de indução de gaiola:
Porque a variadas possibilidades de uma bobina do motor elétrico queimar? Pois bem, aqui vai algumas dicas que podem evitar uma queima prematura de uma bobina.
1º – Fazer a montagem de um comando elétrico dimensionado especificamente para o motor, mas que será utilizado na montagem do equipamento mecânico, existe varias formas de dar a partida em um motor elétrico, veja alguns métodos de partidas para motores;
2º – Sempre que necessário, fazer limpeza na carcaça do motor para melhorar a ventilação, se possível também fazer limpeza na bobina se houver penetração de poeiras, porque alguns motores são abertos, exemplo motor nema.
3º – Verificar local de montagem do motor, mas se for uma área agressiva por umidade e poeiras indutivas, providenciar uma proteção para o mesmo, lembrando que se for motores com ventilação forçada, não obstruir a tampa traseira e nem as aletras do mesmo quando for montar a proteção.
4º – Equipar os comandos elétricos dos motores com dispositivos de proteção contra curto circuito e sinalizações, por exemplo, (alarmes).
5º – Sempre observar se a excesso de ruídos, vibrações e superaquecimento nos motores elétricos.
6º – Verificar se a tensão do sistema elétrico da instalação é compatível com a tensão nominal do motor, porque pode estar diferente.
7º – Sempre que possível, monitorar a corrente de trabalho do motor com a ajuda de um alicate amperímetro.
Existem varias ferramentas para diagnosticar e prevenir a queima de um motor elétrico, em breve falaremos sobre cada uma dessas ferramentas, então não deixe de assinar no grupo RDT RAGEMG.
Em Resumo: veja abaixo os defeitos mais frequentes em motores elétricos.
- Queima do estator por sobrecarga.
- Sintomas externo: Alta temperatura do motor, cheiro forte de queimado, disjuntor em Trip, queima de fusível de proteção, bobinas apresentando baixo isolamento (mas deve ser medidas com megôhmetro).
- Sintomas interno: Carbonização das pontas das bobinas nas fases.
- Causas: Sobrecarga baixa prolongada, sobrecarga alta por curto período de tempo.
- Uma fase queimada.
- Sintomas externo: Baixa resistência da isolação com o terra, baixa resistência ôhmica entre fases.
- Sintomas interno: Sinais de curto circuito na fase.
- Causa: Falta de fase na alimentação do motor.
- Proteções: Disjuntor em Trip, fusível queimado em uma das fases.
- Preventiva: Verificar isolamento dos condutores elétricos, conexões elétricas, dispositivo de proteção falta de fase.
- Duas fases queimadas.
- Sintomas externo: Duas fases com baixa resistência para terra, resistência ôhmica alterada em uma ou duas fases.
- Sintomas interno: Duas fases carbonizadas nas extremidades.
- Causa: Falta de fase.
- Razões frequentes: Condutores elétricos corrompidos, conexões frouxas, disjuntor em Trip, fusível queimado.
- Curto circuito entre duas fases.
- Sintomas externo: Falta de resistência no isolamento de duas fases.
- Sintomas interno: Sinal de descarga elétrica entre duas fases.
- Causa: Isolamento queimado, sobretensão.
- Razões frequentes: Umidade, baixa resistência do isolamento, Motor sem operar muito tempo.
- Curto circuito entre fase e terra.
- Sintomas externo: Condutor fase com isolamento danificado passando fulga a terra.
- Sintomas interno: Estes sintomas muitas vezes não são visíveis, mas algumas proteções também não atuam com estes tipos de defeitos quando não houver interrupções por arco voltaico.
- Fases interrompidas. Sintomas externo: Conexões elétricas frouxas no borne de ligação, por exemplo, ( Painel/caixa de ligação do motor elétrico).
Apresentamos alguma dicas para que é interessado em manutenção elétrica, para maiores detalhes sobre motores elétricos é só navegar em nosso site blog, tem muito material de qualidade para iniciante.
Ver comentários
olá! dois motores dc de 9v 300, novos , apresentaram o mesmo problema, as escovas amaçadas e rompidas ocorrendo o curto circuito e a parada do mesmo. no momento ambas estavam ligadas em série, será essa a causa do dano nos motores?
Boa tarde.
Tenho um motor monofásico Weg em um compressor já verifiquei o platinado está certinho, troquei o capacitor mas tem algumas vezes que ele não parte fica roncando aí é só tocar na polia do motor , não precisa virar nem um milímetro que ele começa a virar e tem vezes que dá partida normal.
Olá meu motor de 5 cv de um tempo pra cá começou a perda potência quando coloco uma chapa mas dura de Mdf na máquina e chega a desligar no meio do corte
Antes ele cortava até 3 chapas de uma vez
O que pode ser tem a ver com as contactoras
Olá joão;
Favor verificar todas as conexões, caso necessário, refazer as mesmas.
OLá, tenho uma micro retífica Dremel 4000, ela está esquentando muito , desmontei e vi que um lado plastico do estrator está derretendo, será que só trocar o estrator resolve ou pode ser um outro problema que levou ao aquecimento, não a marcas de contato nem no estrator nem no induzido. obrigado.
Oi, ligamos um maquina cilindro para massa de pao numa tomada 380v bifasica, mas pedia 380v trifasico e nao funcionou, será que isso pode ter queimado o motor?! Como saber se uma maquina desta tem protetor de fase vendo no diagrama?
muito obrigado!
Olá Carlos,
Se não tiver a proteção do relé falta de fase no sistema elétrico do comando, com certeza queimou o motor por falta de fase.
Para saber se o sistema elétrico de acionamento do motor possui um relé falta de faze é só identificar através da simbologia elétrica.
https://www.robertdicastecnologia.com.br/2014/08/rele-falta-de-fase-esquema-de-ligacao/
tenho um poço e a bomba é 220 com um capacitor que fica na superficie a bomba funciona um pouquinho joga agua e depois para espero uns minutos e ela funciona somente alguns segundos e para novamente, já troquei a bomba , o motor me parece bom mais fiquei sem entender oque pode estar acontecendo. Bom tenho um cabo de duas pernas que leva o 220 e um fio que leva a ponta do capacitor esse fio tem alguns trincados na capa sera isso? obrigado desde já.
Ola´Luis;
Troca o cabo e verifica se eliminou o defeito, caso contrário, poste aqui o resultado que vamos te ajudar.
tenho um motor de esmeril trifasico as tres bobinas estão com o mesmos valores faço o fechamentos o motor não parte so ronca. coloquei em uma oficina p polarisar o mesmo, continua a mesma coisa sera que ,e parte mecanica.
Olá Valdeci;
Verifica se não esta faltando fase
Estou com um motor weg de hp 1.5 (2.0) ele da partida mais está com baixa rotaçao ja troquei os capacitores mais o problema continua, oq pode ser ? Ele tambem fuciona com chave de partida eletronica.
Muito bom site
Gostaria de uma ajuda tenho um motor monofásico com capacitor na ligação 220v o mesmo roda normal na ligação o mesmo nem tá sinal logicamente ligados nas suas voltagens corretas corrente 127v ou 220v.
No auardo
boa noite RDT,sou eletricista de uma empresa de armacao e concretagem, estou cm um problema em um motor de 2cv de uma calandra, ele ta esquentando muito a varios dias esta assim ate hj,ja verifiquei o fechamento motor conferi, a tensao sobre ele tbm conferi e o dimensionamento de cabos e disjuntores e ainda continua o problema.obs temos mais 2 maquinas iguais e o problema so est em uma. blz desde ja agadeco a ajuda.
Olá Carlos;
Segue os seguintes passo a passo;
1º Na hora que o motor estiver em seu regime normal de trabalho, fazer a medição da corrente elétrica com ajuda de um alicate amperímetro, conferir se a corrente não esta excedendo a corrente nominal do motor.
2º Conferir se não há nenhum barulho anormal nos rolamentos.
3º Medir a temperatura do motor com um pirômetro para verificar se realmente a temperatura esta acima da recomendada pelo fabricante.
4º No último caso, levar o motor para manutenção.
Espero ter ajudado, volte sempre;