A corrente elétrica se dá a uma carga elétrica que é móvel. Portanto, essa corrente poderá ter a definição como sendo a transferência de um certo tipo de carga se deslocando de um ponto ao outro.
Sendo assim, podemos dizer que uma corrente elétrica é a taxa de variação de uma carga elétrica em relação ao tempo. Certamente, ela pode ser expressa matematicamente, basta fazer alguns cálculos para obter os resultados desejados.
Corrente contínua: A corrente contínua é bastande conhecida, o valor de uma corrente contínua é constante ao longo do tempo.
Corrente alternada. Já a corrente alternada e ao contrário da corrente contínua, ao invés de ser constante, a mesma varia ao longo do tempo. Por se variar ao longo do tempo. Da se uma forma de senóide ou seja: corrente senoidal, a corrente alternada é muito utilizada nas linhas de transmissão de energia.
A carga elétrica se dá a propriedade das partículas atômicas que compõe a matéria. Essa carga é medida em Coulumbs (C); essa matéria é composta por blocos fundamentais que chamamos de átomos, cada átomo possui elétrons, prótons e nêutrons.
Sendo assim. A carga de um elétron se torna negativa possuindo uma amplitude igual a 1,602×10^19C. Já um próton possui uma carga positiva com uma mesma amplitude .
Um número de prótons igual a um número de elétrons, resulta em um nêutron, sendo assim, neste caso a carga é nula ou neutra.
Para melhor entendimento, vejamos as seguintes considerações abaixo:
Coulomb: Corresponde a uma unidade muito alta, ou seja, em um coulomb (C) de carga, são necessários 6,24 x 10^18 elétrons.
As únicas cargas que poderam ocorrer experimentalmente são os múltiplos inteiros da carga eletrônica sendo: 1,602 X 10^-19 C.
A lei da conservação de carga afirma que não se pode criar ou destruir cargas, mas apenas transferi-las. Portanto, a soma algébrica das cargas em um sistema, não poderão ser alteradas.
Todo conteúdo acima é de grande importância para quem realmente quer se tornar um bom profissional na área da elétrica ou eletrônica. Para melhor entendimento, basta pesquisar mais sobre o assunto.
Veja abaixo a figura onde mostra a corrente contínua em vermelho e a corrente alternada em azul variando ao longo do tempo.
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
as explicaçoes sao otimas. muito obrigado