Geralmente o pricípio do funcionamento de um motor monofásico é por indução. Mas sempre é bom saber que, no motor monofásico não existe um campo magnético girante, apenas as alterações de polos que criam um campo pulsante, devido à tensão senoidal, por isso é que o campo do estator, sempre ira permanecer em uma mesma posição, com variação dos polos a cada ciclo de uma senóide. Neste caso, não vai existir um campo girante, permitindo assim, a partida do motor, sendo assim, deve – se utilizar outros métodos de partida. O motor quando entrar no ciclo de rotação, o campo pulsante consegue manter-se o movimento.
Quando um motor é Ligando à uma rede monofásica, neste caso, sem métodos alternativos de partida, o rotor irá apenas vibrar. Isso ocorre devido os campos do estator ficarem nulos ou seja, se anular, não tendo campo girante. É sempre bom saber que, sem o campo girante não ocorre indução no rotor e, consequentemente, não ocorre o torque para partida do motor.
Os motores de indução monofásicos são classificados de acordo com os seus métodos de partida, e em geral são referidos por nomes que descrevem esses métodos. Os modelos mais utilizados de motores monofásicos são:
Enrolamento de fase dividida.
Enrolamento com capacitores de partida.
Polos sombreados de estator.
Geralmente os motores monofásicos, possuem dois enrolamentos no estator, o enrolamento principal (referido como enrolamento de trabalho), que será indicado pelo índice “principal” e o enrolamento auxiliar (referido como enrolamento de partida), que será indicado pelo índice “aux”.
Porém, o eixo dos enrolamentos deste tipo de motor, estão deslocados entre si de 90 graus elétricos no espaço. O enrolamento auxiliar cria um deslocamento de fase que produz, juntamente com o enrolamento principal, um campo girante e conjugado suficiente para a partida, conforme figura abaixo:
O capacitor é o responsável pelo defasamento da corrente no enrolamento auxiliar, chamado enrolamento de partida, pois quando o motor está perto de atingir sua rotação nominal, um interruptor centrífugo retira-o de funcionamento. Essa ação garante o torque necessário para a partida do motor. Há alguns motores monofásicos que utilizam somente um enrolamento defasado, porém, esses motores têm um torque de partida menor.
Alguns detalhes construtivos são importantes no motor monofásico sendo:
O rotor tipo gaiola de esquilo (assim chamado pela sua configuração) tem induzida nas suas barras rotóricas as correntes de rotor.
Já o rotor completo, possui as seguintes configuraçoes sendo:
Capacitor de partida: geralmente fica na parte superior do motor.
Interruptor centrífugo.
Estator.
A figura a seguir dá a visão geral do motor monofásico: