Bom pessoal,neste tutorial vou estar postando, como fazer um fechamento de um motor elétrico trifásico de 6 pontas, a princípio, é bem fácil e simples. Portanto, a maioria dos motores elétrico, vem com as pontas para mudança de tensão. Geralmente são 220/380 e 440volts é só fazer o fechamento na tensão de acordo com a aplicação do motor. Assim também, existem os motores com 3, 6 e 12 pontas. sob o mesmo ponto de vista, em outros tutoriais, eu tenho ensinado como fazer os fechamentos destes motores. Portanto é só rolar no menu de navegação do site que vocês iram encontrar fácil, fácil ok.
Nota. O fechamento de motor trifásico 6 pontas é um conceito importante na área de eletricidade,visto que, eles são frequentemente utilizados no setor indústrial. Neste artigo, eu vou explicar o que é fechamento de motor trifásico 6 pontas e como ele funciona.
Conceitos sobre motor trifásico 6 pontas.
Um motor elétrico trifásico 6 pontas é um tipo de motor que possui seis terminais ou pontas que podem ser conectados de maneiras diferentes para operar em diferentes configurações. Aqui estão alguns conceitos básicos sobre este tipo de motor:
Funcionamento:
Os motores 6 pontas trifásicos são alimentados por uma fonte de energia elétrica de três fases. como resultado, essa alimentação de energia trifásica gera um campo magnético que faz com que o rotor gire. O motor elétrico trifásico de 6 pontas é composto de duas partes principais: o estator e o rotor.
O estator é a parte fixa do motor e contém três enrolamentos (bobinas) espaçados 120 graus um do outro. certamente, cada enrolamento é alimentado por uma fase da fonte de energia elétrica trifásica. Quando uma corrente elétrica é aplicada ao estator, ele gera um campo magnético que gira em torno do estator. A rotação deste campo magnético é essencial para fazer com que o rotor gire.
O rotor é a parte móvel do motor e é composto de um eixo e um conjunto de bobinas (visto que, ele também conhecidas como barras) que são montadas no torno do eixo. As bobinas do rotor são colocadas em posições que correspondem ao espaço entre as bobinas do estator. Quando o campo magnético rotativo gerado pelo estator interage com as bobinas do rotor, é criada uma força que faz com que o rotor comece a girar.
O motor elétrico trifásico 6 pontas é um dos tipos mais comuns de motores elétricos usados na indústria. Afinal, os motores são amplamente utilizados em aplicações que exigem alta potência e torque, como compressores, bombas, transportadores, elevadores, entre outros. Devido à sua eficiência, confiabilidade e capacidade de operar em uma ampla gama de condições adversas, os motores elétricos trifásicos 6 pontas são amplamente preferidos em relação a outros tipos de motores elétricos em muitas aplicações industriais.
Ligações:
Existem duas configurações principais para fazer as ligações de um motor elétrico trifásico 6 pontas: eles podem ser ligados em estrela (Y), e também podem ser ligados em triângulo (ou delta). A configuração em estrela é usada para uma tensão de alimentação mais baixa, enquanto a configuração em triângulo é usada para uma tensão de alimentação mais alta.
Velocidade:
A velocidade do motor elétrico trifásico 6 pontas é determinada pelo número de pólos no estator. A maioria dos motores elétricos trifásicos 6 pontas tem quatro, seis ou oito pólos. A velocidade do motor é diretamente proporcional à frequência da corrente elétrica fornecida.
Potência:
A potência é uma quantidade de energia transformada em trabalho por unidade de tempo. No caso do motor elétrico, a potência é geralmente medida em cavalos-vapor (CV) ou watts (W).
A potência do motor elétrico trifásico de 6 pontas depende da corrente elétrica instalada e da tensão de alimentação. Quanto maior a corrente elétrica instalada e a tensão de alimentação, maior será a potência do motor. Por exemplo, se uma corrente elétrica fornecida for aumentada enquanto a tensão de alimentação permanecer constante, a potência do motor aumentará proporcionalmente.
A potência do motor elétrico trifásico 6 pontas também pode ser influenciada pela eficiência do motor, que é a relação entre a potência de saída do motor (ou seja, a potência que é fornecida à carga) e a potência de entrada (ou seja, a potência elétrica que está acomodada ao motor). Quanto maior a eficiência do motor, menor será a quantidade de energia elétrica gerada na forma de calor e maior será a quantidade de energia que é transformada em trabalho útil.
A potência do motor elétrico trifásico 6 pontas é um fator importante a ser considerado ao selecionar um motor para uma determinada aplicação. É importante garantir que o motor selecionado tenha potência suficiente para realizar o trabalho necessário sem sobrecarregar o motor. Além disso, a potência do motor também pode afetar o tamanho e o custo do motor, já que motores mais potentes geralmente são maiores e mais caros do que motores menos potentes.
Aplicações:
Decerto, os motores elétricos trifásicos 6 pontas são amplamente utilizados em muitas aplicações industriais, incluindo bombas, compressores, ventiladores, transportadores, elevadores, entre outros.
Manutenção:
A manutenção regular é importante para garantir o bom funcionamento do motor elétrico trifásico 6 pontas. Assim sendo, temos que incluir, lubrificação, limpeza e verificação das conexões elétricas, nas manutençoes. A substituição de peças desgastadas ou danificadas também pode ser necessária.
Fechamento de motor elétrico trifásico.
Abaixo, está a tabela de fechamento de um motor de 6 pontas. Não tem segredo nenhum, é só seguir as tabelas. Estas tabelas tem as mesmas especificações de fechamentos existente nas placas de identificação fixado na carcaça de um motor elétrico. Ela é muito útil porque as vezes os motores tem essas placas danificadas impossibilitando de visualizar os fechamentos. Lembrando que em caso de dúvidas para fazer este tipo de fechamento e´só entrar em contato para obter maior esclarecimento sobre o assunto. Nota. Sempre que for fazer um fechamento de um motor; favor prestar bem atenção para não trocar nenhum cabo. Quando for ligar o mesmo na energia, verificar se a mesma se encontra desligada, evitando assim acidente.
como eu consigo identificar o fechamento do motor?
Olá ruty, qual asua dificuldade?
Boa noite ! Meu nome é Rodrigo Quintas
Sou do Rio de Janeiro . Na minha Cida é utilizado a rede 127/220 e 380 conhecida de trifásico.
Eu tenho uma oficina de pintura , automotiva .
Eu comprei um compressor de pintura , que veio equipado ,com motor 220v/380v trifásico 5cv . Eu não iria ligar ele , pois utilizo um outro modelo . Sendo que meu compressor deu problema e agora tenho que utilizar esse novo.
Eu estou querendo ligar ele na tensão menos , Ou seja! 220v trifásico . O 220v trifásico e e ligado só fase ? Ele não utiliza o neutro ?
Pois eu sei que 220v normal e duas fazer ! Correto ? 127v e 1 fase e 1 neutro . 380v são três fases porém tensão maior correto ?
Só me tira essa duvida ! Como eu quero ligar na tensão menor ! Eu coloco a ligação dos 6 fios pra 220v trifásico que entro com as três fases ?
L1 =fase l2=fase l3=fase . E o neutro não utiliza !
Olá Rodrigo;
Primeiramente você tem que fazer o fechamento das pontas de ligação para a tensão desejada ou seja 220V, para fazer este fechamento é só seguir as instruções existente na placa de identificação do motor.
No seu caso sera 220v sendo 3 fases e um aterramento.
Obs. se o motor for trifásico não tem como ligar em 127V, se ele for monofásico, não tem como ligar em 380v.
QUAIS SÃO AS PEÇAS DO MOTOR DE 6 PONTAS TRIFASICO? QUAIS AS TENSÕES E POR QUE USAMOS ELAS?
Tenho um motor 10cv 6 pontas e o esquema de ligação dele está apagado preciso ligar ele em 440 tem como se tiver me manda o esquema
Olá João;
Segue o link https://www.robertdicastecnologia.com.br/2017/01/como-identificar-ligacao-de-motores/
muito boa essa apostila gostei muito e já imprimir me ajudou obrigado
eu adorei as informações muito obrigado
gostaria de saber, se eu posço ligar motor eletrico trifasico em duas fases
Não pode;E nem tenta ligar,Ligando um motor trifásico em duas fases,se não tiver uma proteção muito boa para atuar desligando o mesmo em questão de 30 segundos ele queima.