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Ligação de Motores Trifásicos, Como Identificar e Numerar Pontas.

Primeiramente vamos identificar os enrolamentos de um motor trifásico de seis pontas. Mas é bom lembrar que em motores trifásicos, sempre teremos pares de bobinas, por isso tem que ter muita atenção na hora de numerar as pontas dos enrolamentos das mesmas, mas se fazer a marcação errada, o motor vai queimar quando ligar e isso é muito constrangedor; não é?

DEFEITOS MAIS FREQUENTES EM MOTORES ELÉTRICOS.

Sobretensão no sistema de alimentação do motor.
sobrecorrente prolongadas nas partidas do motor elétrico.
Poeiras indutivas nas partes internas do motor (áreas agressivas ), alto índice de umidade na parte interna do motor ( A água sempre infiltra através de alguns pontos na carcaça do motor como exemplo na caixa de ligação, então é sempre bom verificar se a mesma esta bem isolada; se a caixa de ligação do motor ou outras partes na carcaça apresentar alguma infiltração é só vedar com silicone industrial ).
sobrecargas na ponta do eixo do motor por rolamentos danificados ou pelo equipamento acoplado na ponta do eixo do motor elétrico.

Boia de Nível Como Fazer Ligação Automática Em Motor Monofásico.

Primeira instalação. Na primeira instalação a chave boia de nível automática vai ser ligada, mas diretamente no motor.
Segunda instalação. Na segunda instalação a chave boia automática de nível vai ser ligada usando um contator, mas através de um comando elétrico simples.
veja logo abaixo a ilustração dos desenhos elétricos explicando como fazer esse tipo de instalação.
Desenho da primeira instalação que é ligar a chave boia diretamente no motor elétrico monofásico.