Aprenda como fazer o dimensionamento de circuitos elétricos residencial. Olá pessoal, bem vamos lá. A primeira coisa que devemos fazer em uma rede elétrica sem dúvida é o seu dimensionamento; O que é dimensionamento? Pois bem, dimensionamento de circuito elétrico, é todo um projeto de carga e potência a ser instalado em uma residência.
Dimensionamento de Circuitos Elétrico Residencial.
Primeiro passo
Primeiro devemos levar em consideração o dimensionamento de circuito do condutor elétrico. Pois ele é o maior responsável por conduz a energia elétrica até seus equipamentos. Então é importante que este esteja bem dimensionado evitando assim prejuízo em sua instalação elétrica. Vocês poderá estar usando tabelas de cálculos elétricos pra isso.
Segundo passo
É importante que você tenha em mãos a lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos que serão utilizado em sua residência. inclusive os chuveiros elétricos. Todos equipamentos elétricos e eletrônicos, tem uma placa ou um rótulo indicando seu consumo de energia elétrica em kW ou somente W; Nota. ( kW ) ou ( W ) significa a potência do equipamento elétrico. Você vai pegar e somar toda essa potência e transformar as mesmas em amperes. Alguns equipamentos já vem marcando sua corrente elétrica, outros não, use tabelas elétricas para fazer esses cálculos.
Terceiro passo
É de grande importância você saber a tensão de entrada de sua rede elétrica. Só assim você poderá estar finalizando o dimensionamento elétrico. Você tem que saber também o quanto de demanda que sua concessionária deixou para você estar usando. Isso é muito simples, é só você ir até seu padrão de entrada de energia elétrica e conferir a corrente elétrica do seu disjuntor. Geralmente é um número situado na parte superior da manopla de ligação. Assim você saberá o quanto de carga estará disponível para ser estar utilizando.
Observações: Dimensionamento de circuitos
Nunca ultrapasse essa demanda estipulada pela concessionária, pois vai te trazer grande dor de cabeça. Primeiro é seu disjuntor ficar desarmando toda hora. E a outra, é que se ele estiver defeituoso poderá ocorrer aquecimento na rede elétrica, causando assim um incêndio.
Obs. Nunca ultrapasse o limite de carga instalada em sua casa. Para quem é principiante, esses meus tutoriais são ótimos, porque eu tento falar a língua de um aprendiz, de quem estar realmente no inicio de tudo. Se for utilizar a linguagem correta da elétrica vocês principiantes não vai entender nada. Quem me acompanhar desde o início do meu blog vai virar um profissional de primeira.
Quarto passo
Depois de seus condutores da rede principal, tomadas e iluminação estiverem dimensionados, vocês terá que dimensionar o quadro elétrico. Vale lembrar que o quadro elétrico geralmente é instalado no interior da casa, este quadro é de grande importância para proteção de todo circuito elétrico. Isso é mais simples do que vocês imaginam. Primeiro você deverá dimensionar o disjuntor geral. Disjuntor geral é a soma de toda carga elétrica instalada em sua casa. segundo você devera dimensionar o disjuntor das tomadas e iluminação.
Quinto passo
Para dimensionar tomadas, você tem que saber a potência do equipamento no qual você vai usar nessa tomada, transformando potencia kw em carga amperes. Use a tabela de cálculos elétricos para transformar potencia em amperes.
Créditos: Dimensionamento de circuitos
Bom pessoal, é isso aí e boa instalação, lembrando que as tabelas de dimensionamentos elétricos se encontra no menu do site www.robertdicastecnologia.com.br