Iniciando a ligação de lâmpadas em série e paralelo.
Existem duas maneira de ligar lâmpadas, mas vamos ensinar como fazer estes tipos de ligações. Vamos também explicar como funciona cada um dos circuitos, sendo; ligar lâmpadas em série e paralelo.
Veja como Ligar lâmpadas em série.
Ligar lâmpadas em série, ou seja, ligadas em sequência, neste tipo de ligação você pode usar várias lâmpadas ligadas ao mesmo circuito, desde que o circuito esteja dimensionado para este tipo de montagem.
Desvantagem de ligar lâmpadas em série.
A desvantagem de uma ligação em série é a seguinte. Se queimar uma lâmpada, as outras que estão ligadas em sequência com esta lâmpada se apaga também. É o caso daqueles cordões de iluminação para enfeite de natal, os famosos pisca pisa, queimou uma, a sequência adiante todas se apagam. Mas para solucionar o problema tem que identificar a lâmpada queimada. e fazer a substituição que tudo volta a funcionar normalmente.
Orientações:
Sempre é bom usar lâmpadas da mesma potência neste tipo de ligação, e não se aplica em instalação elétrica residencial. Sendo assim, este tipo de ligação se aplica em enfeites de natal, os famosos pisca pisca.
Ligação em paralelo.
Ligar lâmpadas em paralelo. Você poderá ligar quantas lâmpadas quiser, desde que dimensione o circuito elétrico para isso.
Orientações:
Na ligação em paralelo as lâmpadas funcionam umas independentes das outras; mas se uma lâmpada queima, as outras continuam funcionando normalmente sem se apagar; ao contrário da ligação em série que se uma lâmpada queimar as outras em sequência se apagarão; porque as mesma tem seu funcionamento simultaneamente.
Abaixo está dois esquema de ligação .

Conclusão:
Se você é eletricista ou não é, mas gosta de elétrica; não deixe de assinar em nosso blog e receber gratuitamente todas as atualizações de novas postagens sobre elétrica em seu @mail; assine e junte-se ao nosso grupo de assinantes RDT RAGEMG seja mais um eletricista a ingressar em nosso grupo.